domingo, 2 de março de 2008

A Ditadura da beleza

Hoje falarei sobre a "ditadura da beleza", porque fiquei espantado ao ler uma notícia referente a uma escola americana que suspendeu um aluno de apenas 6 anos de idade apenas pelo fato do garoto usar um penteado moicano ( caracterizado pelas laterais do cabelo raspadas com uma faixa de cabelo vinda de trás até a frente do cabelo ).
Bryan Ruda ( o aluno ) foi acusado de insistir em frequentar a escola, situada na cidade de Parma no estado de Ohio, com o penteado e por isso a suspensão aplicada. Michelle Barile ( mãe do aluno ) afirmou que não havia nada no regimento da escola se referindo a qualquer tipo de proibição relacionada ao corte de cabelo.
"Isso é discriminação total. Eles não podem me dizer como eu devo cortar o cabelo do meu filho", diz Michelle.

A diretora da escola, Linda Geyer, diz ter notificado a mãe de Bryan 2 vezes antes de suspendê-lo, e ainda que o corte fere a política da instituição sobre o comportamento estético dos alunos.

A escola afirmou que o corte de Bryan atrapalhava as aulas, pois as outras crianças prestavam tanta atenção no cabelo que não prestavam na aula, e o regimento escolar da delegacia de ensino da região permite que professores e diretores proíbam qualquer coisa que atrapalhe a aula.
A mãe afirmou que acatou a decisão da instituição e que não pedirá uma audiência com as autoridades escolares, mas que matriculará o filho em outra escola.
É importante que cada um aprenda desde criança que existem regras, porém não vale a pena educá-las com proibições e sim com opções, é claro que com opções sensatas, mas proibir apenas mostrará que existem ditaduras além das regras.

3 comentários:

Anônimo disse...

É, ainda existem "ditaduras"...E por mais modernas que sejam não deixam de mostrar seu caráter perverso e impositor. Como é que uma criança pode ser vítima de uma atitude tão "pouco pedagógica"? Se o cabelo chamava mais atenção que as aulas os dois prováveis motivos seriam: as outras crianças já haviam sido reprimidas ou as aulasnão eram tão bem planejadas assim...Não que eu seja a favor de "cortes moderninhos" para crianças...principalmente porque acredito que elas devem usar "cortes nomais" até que sejam capazes de escolhê-los...Agora, que defina "normalidade" cada uma das famílias. Impedir que uma criança freqüente o colégio ou escola por um padrão estético é fora da normalidade e fere o direito básico que deve ser garantido a todos, substancialmente na infância, o direito à liberdade.

Anônimo disse...

Eu vi um filme muito bom hoje sobre isso. Pequena Miss Sunshine, assistam na Rede Telecine.

No final o importante é se divertir, passe pelo perrengue que for.

Não adianta passar pelos anos, se for assim cara, vc perdará anos de sofrimento e o q é a vida sem eles?

Unknown disse...

Oi
Achei muito boa toda sua especulação. Legal mesmo e de bom tom.
SUas opiniões e a de muitos jovens são importantíssima para o futuro do País. Vá em frente.
Até
Bjs