Olá, pessoal! Antes de abordar o assunto da postagem, gostaria de dedicar umas palavras para o prêmio que recebi da Luciana Vaz, uma pessoa do site do diHITT, dona do blog Gostos e Desgostos. Muito obrigado pela indicação! Fico feliz em ser reconhecido pelas minhas postagens. O selo do Prêmio Dardos encontra-se no painel à esquerda e é oferecido pelo reconhecimento da criatividade e o valor cultural dos blogs.
Agora, para o assunto da postagem!
Sou morador do Rio de Janeiro, capital, e por aqui existe um programa chamado Choque de Ordem, que supostamente deveria trazer benefícios para o carioca.
Hoje estava no ônibus indo para o trabalho e uma pessoa entrou com uma caixa na mão dizendo que costumava vender cortadores de frutas e legumes nos transportes coletivos, mas teve sua mercadoria apreendida pela polícia. Além disto, o local de onde ele obtinha a mercadoria, pegou fogo tem uns 2 meses e desde então não há mais cortadores lá. Diante disto, ele estava sem dinheiro para pagar sua estadia no lugar onde ele mora, teve que deixar os documentos dele como garantia e irá pegá-los novamente quando conseguir o dinheiro. Como está sem dinheiro, dormiu algumas vezes na rua e teve sua mochila com suas roupas roubadas por moradores de rua. Ele foi avisado que os cortadores estão chegando novamente na loja e precisava de R$14,00 para poder comprar uma dúzia deles.
Refletindo, eu cheguei a seguinte conclusão: que droga de choque de ordem é este que tira o sustento de muitas pessoas só para aparentar que a rua está mais organizada? Acho que o camelô que não vende coisas ilícitas ( pirataria não está incluso nessas coisas, na minha opinião, porque é um absurdo o preço que pagamos por um jogo original de PS2 ou de outro videogame ou até mesmo um CD ou DVD original de música ou filme ) deveria poder continuar com o seu trabalho e sustentar a si e a sua família.
Do jeito que está, a rua está ficando limpa, porém a desigualdade continua. A solução não tem como ser imediata, tem que ser a médio ou longo prazo, tem que se investir em EDUCAÇÃO! A desigualdade continuará se o problema não for sanado!
OS GOVERNANTES PRECISAM DE UM CHOQUE DE REALIDADE!