segunda-feira, 7 de junho de 2010

Lembra do ICQ?

Para muitos o MSN é um componente essencial do computador, e para os adolescentes e pré-adolescentes de hoje, ter MSN é fundamental para se manter contato com os colegas de colégio, faculdade, curso, prédio, condomínio...enfim, todos. O que não sabem é que o antecessor do MSN foi o ICQ, programa este, que explicarei agora.

O ICQ era ( este programa ainda existe e pode ser baixado no site do ICQ ) um mensageiro instantâneo extremamente usado na época da famosa "conexão discada", da época em que o bate-papo da UOL estava sempre lotado. Eu, particularmente, fiz parte desta geração que esperava dar meia-noite na sexta-feira e sábado 14:00 ou domingo o dia todo para poder conectar o meu discador do IBest ( usava-se muito o Click21, o IG e outros ), do meu computador Pentium 166mhz com 16MB ( eram 16 MEGABYTES mesmo ) e 4GB de HD, no meu Windows 98 SE, para poder pagar pulso único ( para quem não sabe, caso conectasse fora desses horários pagaria por cada 4 minutos de conexão o valor de uma ligação na época ( acredite, o mundo internético já foi complexo assim ). Enfim, voltando ao ICQ...na época, não tinha como colocar foto, mas hoje já há como fazê-lo, e além disso, o som de quando se recebia uma mensagem era clássico ( ouça clicando aqui ).

Outro fato curioso do ICQ é que, em vez de e-mail como forma de acessá-lo e adicionar contatos, era por número ( Ex.: o meu número é - acredite, minha memória de elefante ainda lembra do número - 174023345 ). E digo mais, as pessoas conseguiam decorar esse número para passar para os colegas. Uma função interessante era a facilidade de procurar contatos pelo mundo. Caso quisesse treinar seu inglês com um americano, inglês ou seja lá quem fosse, poderia facilmente procurar pessoas por nacionalidade e por outros filtros. Tinha como deixar uma mensagem no perfil e deixar dados pessoais como nome completo, idade etc.

Eu, por ter vivido esta época, sinto falta do barulhinho do ICQ e desta época. Eu espero ansiosamente pelo dia em que abandonaremos o MSN e voltaremos ao ICQ. Esta época de bate-papo e ICQ era muito legal. Para os que quiserem acessar seu ICQ sem precisar baixar o programa, basta acessar o link do ICQ2Go e clicar em Launch para acessar o ICQ direto pela Web.

E você, lembra desta época?

5 comentários:

Paula disse...

Quando eu comecei com as msgs instantâneas, já era o MSN que estava em evidência! Eu até tenho ICQ,mas é mais por causa dos meus amigos estrangeiros. Em alguns países,como a Rússia, o ICQ ainda é popular, se vc fala de MSN pra eles nem vão saber do q se trata!

Priscila Costa disse...

poxa, estava aqui de blog em blog gostei muito desse! vou seguir! se puder dá uma olhadinha no meu lá também. bjinhos

Priscila Costa disse...

desculpa perguntar mas... quem é o dono? Algum jornalista?

Amanda Diniz disse...

Amorzinho! É incrível como o tempo passa rápido! Quando eu te conheci ainda se utilizava o magnânimo invento doravante denominado denominado ICQ! É, nessa época eu ainda queria fazer Direito e ainda acreditava num futuro político promissor para o Brasil... Mas aí veio o MSN e eu ( i geral da minha geraçaum ) desaprendi a eskre-v (não que com o ICQ houvesse alguma preocupação em salvar da extinção a Língua Portuguesa, pelo contrário, mas pelo menos lá não se podia substituir por completo a escrita por emoticons cintilantes que dançam e ainda mandam bjus pras amigas). Felizmente, agora, o MSM tem o respaldo de uma incrível "nova ortografia" - quem sabe eles não apoiem futuramente a utilização do og? Sem mais delongas, adeus ICQ!

Luciana Vaz disse...

Boa tarde! O seu blog foi contemplado com o selo Dardos. A escolha foi em clima de confraternização. Parabéns e faço votos que goste do presente. Segue o link referente ao prêmio: http://www.lucianavaz.net/2010/06/premio-dardos.html