Vergonhosamente, a política traz mais um capítulo para o livro das decepções da sociedade. O pagamento de aposentadoria para ex-governadores e até pensão para filhos de ex-governadores, inclusive um do século XIX (este segundo benefício é contemplado apenas em Santa Catarina), do período da República Velha, revoltam uma sociedade que paga impostos para sustentar esse tipo de absurdo.
Com exceção dos estados de Roraima, Amapá, Tocantins, Goiás, São Paulo e Espírito Santo, todos os outros estados brasileiros pagam o benefício à ex-governadores, constando em leis estaduais ou estando estas extintas. Só em Santa Catarina o pagamento à viúvas e à ex-governadores chega aos R$3,1 milhôes por ano. Isto é um ultraje! Ou seja, o povo trabalha para pagar impostos que servem para beneficiar ex-políticos em suas aposentadorias. E ainda digo mais, basta ser ex-governador, ou seja, 4 ou 8 anos e já recebem o benefício. E nós?! Precisamos de 30, 35 anos para conseguir.
O benefício foi extinto para ex-presidentes na Constituição de 1988, porém em alguns estados, leis estaduais garantem esta regalia. O Ministério Público coloca em xeque a legalidade do pagamento de aposentadoria, mas por enquanto isso é tudo.
A lei complementar que daria direito à pensão para filhos de ex-governadores em Santa Catarina seria para filhos com menos de 18 anos ou inválidos, não se enquadrando no caso da filha de 89 anos de um ex-governador, o da República Velha citado no início do texto. Mas há de se dizer que uma pessoa idônea que não quer se beneficiar do trabalho dos outros, não recorreria para receber esta pensão. Por isso eu falo que não adianta cobrar dos políticos se alguns cidadãos são tão ladrões quanto alguns políticos. No final das contas, é só ser governador do estado certo e passar a vida tranquilo.
E você, o que pensa sobre isso?
3 comentários:
Esse assunto resume a bagunça que é o Brasil!
Só de imaginar que tem gente que vive desse absurdo enquanto pagamos 30 anos de contribuição para tentar garantir uma graninha após anos e anos de trabalho árduo...
Eu ainda li que tinha um cidadão que ficou interinamente no cargo de Governador (não lembro qual Estado) por 10 dias e hoje recebe este benefício.
O brasileiro é muito ingênuo (me incluo neste rol). Deveríamos fiscalizar mais para onde vai nosso dinheiro.
Absurdo!
safadeza
tudo q diz respeito a direitos dos "políticos" parece sempre errado.
É inacreditavel! Já pensou no seu dinheiro saindo do seu bolso para pagar pensão a parentes de um governador do tempo da republica Velha? Parece piada, mas é uma tremenda vergonha real!
Postar um comentário