quarta-feira, 7 de maio de 2008

Experiência: ter ou não ter? Eis a questão

Um belo d'um recesso e cá estou de volta, e desta vez, para falar sobre um dos maiores problemas que afligem a população: o desemprego.

A taxa de desemprego tem diminuído de acordo com as últimas pesquisas, mas não é isso que aparenta para quem vive amargos dias de desemprego. Tem sido um problema para achar emprego para quem é jovem, principalmente, por conta das exigências de quem quer empregar. A grande maioria quer candidatos com experiência, mas não quer dá-la para quem não tem. É complicado exigir uma coisa que não é oferecida. Seria interessante que as empresas procurassem pessoas inexperientes e oferecessem à estas a requisitada experiência, promovendo cursos internos, desta forma, estariam sendo formadas as pratas da casa, e saberia-se o que os cursandos aprenderiam, podendo exigir o que foi ensinado. Se todas quiserem experiência, quem vai dar tal requisito? E há aquelas que dizem que não precisa de experiência, mas quando vão escolher o candidato, escolhem o de maior experiência.

O outro lado do desemprego é o lado de quem tem muito a oferecer em experiência de trabalho e de vida, ou seja, pessoas de 40 anos de idade ou acima. Estes são desempregados por causa do motivo inverso, já estão "velhos demais" ( as aspas são para dar ênfase na ironia que é ). Se as empresas querem experiência porque não querem quem tem muita? A justificativa dada é que eles conhecem mais o mercado e tem condição de exigir um salário mais nivelado com o que tem por aí, portanto, maior do que lhes é oferecido.

Se os de 20 anos tem experiência de menos e os de 40 demais, só somos bons o suficiente dos 25 aos 39?!

Em suma, diria que, hoje, mais do que nunca, o que necessita-se é de Q.I. ( o famoso "Quem Indique" ). Ou então, passe para um concurso público e independa de emprego privado. Pena que não existem vagas para todos em emprego público...Então, precisamos de melhor educação fundamental, média e superior, além de mais e melhores cursos profissionalizantes, porque senão as coisas não vão melhorar tão cedo.

6 comentários:

Unknown disse...

Cara, isso de não dar emprego a quem não tem experiência é velho. Eu mesmo já passei por isso. Várias vezes tomei "não" na cara por não ter experiência.

O engraçado é o fato de as mesmas pessoas que exigem experiência anterior serem as primeiras a negá-la.

Há várias coisas ridículas pelas quais já passei. Já vi empresas deixarem de efetivar estagiários porque o salário pago a eles é menor que o dos efetivos, ou seja, eles preferem pagar menos a um estagiário (quando contratam) e ficar no rodízio de estudantes a efetivá-lo.

Realmente é um paradoxo essa coisa do limite de idade. Ridículo o fato de uma pessoa de 40 anos, em plena capacidade produtiva, ser considerada velha. Por isso cada vez mais pessoas estão procurando o serviço público (que em muitos casos tb é peixada), mas, pelo menos, oferece estabilidade e salários bem mais atraentes que os da iniciativa privada.

Anônimo disse...

Concordo com o Diogo!
É absurdo que as empresas desprezem uma força de trabalho que tanto poderia contribuir dada a experiência adquirida em tantos anos de trabalho!
Da mesma forma que é absurdo que estas mesmas empresas prefiram estagiários sedentos por uma primera oportunidade somente por serem uma mão-de-obra barata...
Cada dia me convenço mais de que 'o Brasil não irá pra frente'...

Anônimo disse...

É o desemprego é uma cosia séria...
claro q vc só começa a fica desesperado qdo o fgts acaba.

Mas a melhor invenção do mundo é o auxilio desemprego, graças a ele, a gnte pode ficar jogando pla2 mamando nas tetas do governo um tempão ainda.

MAs qdo ele acaba ai a gente acha o emprego pra começa td de novo.

Leandro disse...

O ideal é q o Daniel aprendesse a escreve COISA e nao COSIA, e parasse de usar o dinheiro que ele mesmo dá nos impostos - com o seg. desemprego. Esse benefício do governo é pra quem precisa, não para filhinho de mamãe.Viver assim é um desonra, vc deveria se envergonhar.

Fora que esse lançe de QI aí é meio válido só. Quem é bom, é aproveitado. Se vc for indicado e não prestar roda. Às vezes quem indica tb se decepciona, pois não há interesse da parte beneficiada.

Reclamar é fácil. Jogar tb! Isso vale pro autor do post e para todos que passarem por aqui lendo!

Abraços! E força na luta!

Anônimo disse...

Fico mto lisonjeado com um comentário de um corno politizado. Se sou filhinho de mamãe, é pq graças a deus meus pais trabalharam pra me da vida mansa e pagam impostos em dia pra mim mamar nas tetas do governo. Pobre de quem trabalha e corre atras e continua fudido.
A quem interessar pode vir reclamar pessoalmente comigo ao invés de fica mandando indireta, ta bom leandro?
pq voce sempre se escondeu atras de internet

Abraços
e va toma no olho do seu cu.

Pri disse...

aff... discussão em comentário é foda, hein...¬¬

mas eu me identifiquei mto com a postagem. estou passando por isso direto. me sinto qualificada pras vagas, mas não consigo nada por falta de experiêcia. e todos os meus amigos que trabalham foram indicados por alguém, exceto uma, que tinha curso de telemarketing.
é foda...