Para muitos o MSN é um componente essencial do computador, e para os adolescentes e pré-adolescentes de hoje, ter MSN é fundamental para se manter contato com os colegas de colégio, faculdade, curso, prédio, condomínio...enfim, todos. O que não sabem é que o antecessor do MSN foi o ICQ, programa este, que explicarei agora.
O ICQ era ( este programa ainda existe e pode ser baixado no site do ICQ ) um mensageiro instantâneo extremamente usado na época da famosa "conexão discada", da época em que o bate-papo da UOL estava sempre lotado. Eu, particularmente, fiz parte desta geração que esperava dar meia-noite na sexta-feira e sábado 14:00 ou domingo o dia todo para poder conectar o meu discador do IBest ( usava-se muito o Click21, o IG e outros ), do meu computador Pentium 166mhz com 16MB ( eram 16 MEGABYTES mesmo ) e 4GB de HD, no meu Windows 98 SE, para poder pagar pulso único ( para quem não sabe, caso conectasse fora desses horários pagaria por cada 4 minutos de conexão o valor de uma ligação na época ( acredite, o mundo internético já foi complexo assim ). Enfim, voltando ao ICQ...na época, não tinha como colocar foto, mas hoje já há como fazê-lo, e além disso, o som de quando se recebia uma mensagem era clássico ( ouça clicando aqui ).
Outro fato curioso do ICQ é que, em vez de e-mail como forma de acessá-lo e adicionar contatos, era por número ( Ex.: o meu número é - acredite, minha memória de elefante ainda lembra do número - 174023345 ). E digo mais, as pessoas conseguiam decorar esse número para passar para os colegas. Uma função interessante era a facilidade de procurar contatos pelo mundo. Caso quisesse treinar seu inglês com um americano, inglês ou seja lá quem fosse, poderia facilmente procurar pessoas por nacionalidade e por outros filtros. Tinha como deixar uma mensagem no perfil e deixar dados pessoais como nome completo, idade etc.
Eu, por ter vivido esta época, sinto falta do barulhinho do ICQ e desta época. Eu espero ansiosamente pelo dia em que abandonaremos o MSN e voltaremos ao ICQ. Esta época de bate-papo e ICQ era muito legal. Para os que quiserem acessar seu ICQ sem precisar baixar o programa, basta acessar o link do ICQ2Go e clicar em Launch para acessar o ICQ direto pela Web.
E você, lembra desta época?
5 comentários:
Quando eu comecei com as msgs instantâneas, já era o MSN que estava em evidência! Eu até tenho ICQ,mas é mais por causa dos meus amigos estrangeiros. Em alguns países,como a Rússia, o ICQ ainda é popular, se vc fala de MSN pra eles nem vão saber do q se trata!
poxa, estava aqui de blog em blog gostei muito desse! vou seguir! se puder dá uma olhadinha no meu lá também. bjinhos
desculpa perguntar mas... quem é o dono? Algum jornalista?
Amorzinho! É incrível como o tempo passa rápido! Quando eu te conheci ainda se utilizava o magnânimo invento doravante denominado denominado ICQ! É, nessa época eu ainda queria fazer Direito e ainda acreditava num futuro político promissor para o Brasil... Mas aí veio o MSN e eu ( i geral da minha geraçaum ) desaprendi a eskre-v (não que com o ICQ houvesse alguma preocupação em salvar da extinção a Língua Portuguesa, pelo contrário, mas pelo menos lá não se podia substituir por completo a escrita por emoticons cintilantes que dançam e ainda mandam bjus pras amigas). Felizmente, agora, o MSM tem o respaldo de uma incrível "nova ortografia" - quem sabe eles não apoiem futuramente a utilização do og? Sem mais delongas, adeus ICQ!
Boa tarde! O seu blog foi contemplado com o selo Dardos. A escolha foi em clima de confraternização. Parabéns e faço votos que goste do presente. Segue o link referente ao prêmio: http://www.lucianavaz.net/2010/06/premio-dardos.html
Postar um comentário