Acompanhando a campanha que tem circulado nas diversas mídias, abordarei os fatos, as controvérsias e darei minha opinião acerca da pergunta: filho de político deveria estudar em escola pública?
Um projeto de lei do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) está em votação há cerca de quatro anos para que os políticos que eleitos em âmbito federal, estadual ou municipal, obrigatoriamente, matriculem seus filhos em escolas públicas, de maneira a incentivar o investimento deles mesmos no ensino público. Este debate voltou à tona, recentemente, após divulgação pelo Facebook (clique aqui para acessar a campanha).
O debate começa quando de uma suposta inconstitucionalidade, visto que feriria o livre arbítrio, porém Cristovam argumenta muito bem defendendo que só é eleito quem é candidato e só é candidato quem se candidata, portanto é tudo uma questão de opção: ou se candidata e segue as regras do jogo quando eleito, ou se mantém fora da política. Assino embaixo a resposta do senador Cristovam.
E a discussão continua na argumentação dos políticos que vão contra o projeto de que se os seus filhos ocuparem estas vagas, estarão lesando quem não pode pagar por um ensino particular, e por isso se matricula no ensino público. A meu ver, existem escolas suficientes para isso, mas se não houver, que se construam mais escolas, já que estamos na lista dos maiores impostos do mundo, que estes sejam empregados nos serviços públicos, como deveriam ser sempre.
Se os filhos dos políticos sofrerem com os problemas das escolas públicas, eles terão um motivo bem “particular” para investir na educação pública. Por isso, reitero aqui meu apoio à campanha e espero que esta postagem possa ajudar a divulgar ainda mais essa investida! O Brasil carece de pessoas que queiram investir realmente nos serviços públicos, principalmente na educação, até porque isso parece agradar aos políticos que adoram manipular os votos, afinal quando o povo é burro fica mais fácil de manipular as informações e usá-las para eleger-se. Por isso, vamos guardar bem na memória o que o senador Cristovam Buarque está tentando fazer para ajudar ao país. Já que a maioria vê como regra que os políticos são todos ladrões, pelo menos o vejam como exceção, já que toda regra tem.
Para finalizar, visto que este projeto encontra-se há quase quatro anos em votação, se nós, a população, fizermos pressão, podemos conseguir, quem sabe, a aprovação. A educação é talvez o principal meio de se desenvolver o país!
E para vocês, filho de político deveria estudar em escola pública?
3 comentários:
Aeeee!!
Gostei dessa postagem, não sei pq!
Concordo plenamente com a proposta e sempre apoiei, e já votei em Cristovam. Ele tem um lema de uma palavra: EDUCAÇÃO.
Sempre falou isso durante sua candidatura a presidência da república e continua nesta luta.
O projeto é excelente.
Creio que o político procuraria esquecer o voto comum com o seu partido, deixando a política de lado em prol do bem da sociedade.
O problema atual é que político faz muita politicagem e pouco mais de benefícios sociais.
Douglas, foi muito bom você ter abordado este assunto, uma vez que acredito na possibilidade da maioria da sociedade desconhecer este Projeto de Lei, o que é normal, haja vista que ninguém se interessa por política neste país. A abordagem deste tipo de assunto faz do seu Blog uma ferramenta de informação e, mais além, de utilidade pública.
Sobre o tema: apóio a campanha e acho que é muito válido os filhos de políticos estudarem em escolas públicas. Certamente os incentivaria a procurar melhorar o ensino no Brasil.
Obrigado pelos elogios, Diogo!
Agora, Leandro, realmente, o Cristovam Buarque tem essa plataforma de educação é tudo e eu também votei nele para presidente. É por isso que eu sempre falo que existem políticos com boas intenções, só falta visão da opinião pública em geral.
Postar um comentário