segunda-feira, 11 de abril de 2016

WhatsApp mais seguro! Será?

Estava eu abrindo uma conversa no famoso mensageiro instantâneo, o WhatsApp, quando me deparei com uma mensagem: “As mensagens que você enviar para esta conversa e chamadas agora são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta”. Vamos então destrinchar essa novidade do mensageiro?

Recentemente, a Apple enfrentou uma batalha judicial com o FBI nos EUA. O FBI solicitou que a Apple desbloqueasse o aparelho telefônico (no caso, um iPhone) de um dos envolvidos do ataque que deixou 14 pessoas mortas na Califórnia. No entanto, a empresa se recusou a fazê-lo afirmando não ser possível o desbloqueio sem a senha do usuário, e que a criação de uma ferramenta que viabilizasse o desbloqueio e o consequente acesso ao celular seria nociva para a segurança dos demais usuários da marca.

Um dos argumentos da empresa do Vale do Silício é que o desbloqueio poderia pôr em risco a população de países com governos ditatoriais, ou seja, que desrespeitem os direitos humanos. Outro deles, é que daria margem para o FBI ordenar que sejam ligados câmera e microfone dos usuários. O CEO da Apple, Tim Cook, afirmou que a empresa faria o desbloqueio se nós vivêssemos em um mundo ideal, onde o software criado não fosse utilizado contra pessoas de bem (vídeo com a entrevista do CEO neste link http://abcnews.go.com/WNT/video/exclusive-apple-ceo-tim-cook-sits-david-muir-37174976).

A Apple informou que já vinha desenvolvendo melhorias no campo da segurança, porém isto se intensificou com esta situação. A ideia é que o sistema solicite a senha do usuário no momento da instalação de um novo iOS, após entrar em modo de recuperação. Atualmente, o iOS não solicita a senha nesse procedimento.

Mesmo com a recusa da gigante do mercado de eletrônicos, o FBI conseguiu desbloquear o aparelho do terrorista com uma empresa terceira.

Mas, alguns podem se perguntar, o que isso tem a ver com o WhatsApp?

Bem, diante do embate judicial entre FBI e Apple e também do bloqueio do próprio WhatsApp em dezembro de 2015 (por não atender a uma demanda do tribunal criminal de São Bernardo do Campo), o WhatsApp anunciou o aumento na segurança, assegurando a forte encriptação dos dados. Apenas o destinatário da mensagem que você enviou tem acesso a mesma. Nem mesmo os próprios funcionários do mensageiro tem acesso à mensagem. Segundo a própria empresa informou, “Nem criminosos, nem hackers, nem regimes opressores. Nem mesmo nós” tem acesso ao conteúdo das mensagens (inclua aqui também imagens, vídeos e áudios).


E agora? Básica e operacionalmente, para nós meros mortais, nada mudou. Só que o fluxo de dados está muito mais seguro para todos, mas todos mesmo, inclusive para terroristas, loucos e sãos. Até que ponto isso é bom ou ruim? Isso cabe a você participar do blog dando a sua opinião e assinando a newsletter e/ou o feed!

4 comentários:

Diogo Marques disse...

Parabéns pela escolha do tema!
Na minha opinião, o aumento da segurança no ambiente eletrônico é essencial. Acredito que a decisão do Facebook (dono do Whatsapp) foi acertada! O aparelho celular é um objeto de uso pessoal e tudo aquilo que está dentro dele também é pessoal, ou seja, de acesso restrito. Atualmente usamos nossos smartphones para fazer uma série de ações rotineiras. Imagina se, a cada crime cometido a intimidade do suspeito fosse exposta? Tudo bem, existem as exceções. Por vezes isso se faz necessário. Acredito, portanto, que as investigações nos ambientes eletrônicos podem ser feitas em prol do bem-estar social, mas a melhor saída seria a edição de alguma lei que instrumentalizasse e restringisse este processo para não banalizar a exposição da intimidade do indivíduo. Obviamente me refiro ao que poderia ser feito a nível nacional. Quanto às outras nações, ditatoriais ou não, é outro assunto...

Unknown disse...

Parabéns!
Matéria muito bem analisada e comentada.
Hoje, tivemos o vice presidente Michel Temer deixando vazar seu discurso.
Pergunto:
- É possível deixar-se equivocar com algo tão sério?
- isso não foi proposital?
- que país é este?
- será que acham que somos idiotas?

Douglas Almeida disse...

Obrigado pelos comentários, Diogo e Carlos!
Carlos, penso que os políticos, mais do que pensarem que somos idiotas (e com certeza pensam), creem na impunidade. Nosso país é extremamente burocrático e nossa justiça é extremamente falha. A burocracia e a justiça (no Brasil) está aí para facilitar os abastados e dificultar os "abestados".
Agora é acreditarmos que os culpados serão assim julgados, independente de partido ou direcionamento político.

Unknown disse...

Valeu!
Me convenceu.